escalada.com.pt   Terreno Aventura

Escalada

Comunidade de Escaladores em Portugal

in Search
Welcome to Escalada Sign in | Join | Help

Montejunto - preciso de feedback sobre as condições de escalada (o que pode melhorar!!)

Last post 09-07-2008, 12:58 by Pastor. 3 replies.
Sort Posts: Previous Next
  •  08-12-2008, 10:51 10878

Montejunto - preciso de feedback sobre as condições de escalada (o que pode melhorar!!)

Oi pessoal se puderem leiam a minha mensagem e dêm me feedback sobre montejunto!!!

Da última vez que fui para montejunto escalar, no dia 7 de agosto de 2008, fui abordado por um homem e uma mulher. Ao que parece eles pertencem à Camara municipal da região. Inicialmente sempre um pouco de pé atrás começámos a conversar sobre a escalada. Eles pareceram-me muito simpáticos e tiveram um discurso muito interessante sobre o que querem fazer na área.

Resumindo a nossa conversa, ao que parece a Camara municipal da região quer dinamizar a escalada. Para isso pretende efectuar um levantamento das necessidades que os escaladores que usam a rocha da área têm. A ideia é melhorar acessos, definir locais de estacionamento, colocar placas com a indicação das zonas de escalada e restrições aplicáveis. De um modo geral a ideia é organizar a  escalada na área criando condições e controlando a zona para evitar excessos, regulamentando a abertura de novas vias e criando condições para a prática continuada da escalada na zona. A atitude pareceu me muito positiva e com vontade de trabalhar.

O desafio do nosso lado é efectuar um levantamento do que achamos importante para melhorar a zona, tendo sempre em conta que o nosso impacto no meio ambiente deve ser o menor possível.

As perguntas efectuadas foram sobre os seguintes temas:

- Se existe necessidade de criar patamares nivelados em cimento nas zonas de inicio de escalada das vias para melhorar a segurança do "belayer".
     - Se existe necessidade de limpar a vegetação nas zonas de base das vias e na rocha propriamente dita.
     - Se existe necessidade de definir caminhos de acesso, estacionamentos, etc.
     - Se existe necessidade de re-equipar vias.

Na minha opinião muito pouco é necessário, pois acho que quanto menor o impacto no meio melhor, no entanto é uma escola que conheço mal, Montejunto novo desconheço por completo.

Assim sendo no sentido de lhes poder fornecer algum retorno com conteúdo e no sentido de melhorar as condições da zona pedia-vos que me enviassem as vossas opinões. Eu fiquei com o contacto deles para lhes dar feedback sobre este assunto.

Espero os vossos comentários!!

Abraços,
    Bruno
  •  08-14-2008, 15:03 11411 in reply to 10878

Re: Montejunto - preciso de feedback sobre as condições de escalada (o que pode melhorar!!)

olá Bruno!

Eu sou uma escaladora recente por isso provavelmente a minha resposta não vai ser de grande utilidade. Em todo o caso, digo o que achámos. Fomos para Montejunto há 15 dias e escalámos sempre em Montejunto Novo, não conheço o Velho. Achámos as vias bem equipadas e os acessos muito simples. Mas a questão é que somos de Setúbal e por isso vamos sempre para a Fenda e lá o acesso é muito mais demorado! Não há realmente zona para estacionar mas também não sei até que ponto é desejável criar um parque de estacionamento...

A vista é linda e esteve sombra até cerca das 16h, o que nesta altura do ano dá imenso jeito.

Se calhar o que notámos mais a falta foi que não muitas opções para o nosso nível, dava-nos jeito mais uns nível V!:)

•  08-24-2008, 15:02 13752 in reply to 10878

Re: Montejunto - preciso de feedback sobre as condições de escalada (o que pode melhorar!!)

Ola Bruno.

Sou escalador assiduo no montejunto, e por isso tenho bastante conhecimento sobre a região e sobre as escolas.

De facto a camara podia fazer alguma coisa pela escalada, a minha opinião é a seguinte:

-Não há necessidade de criar patamares nivelados de cimento em nenhum dos sectores de montejunto, julgo que isso seria um erro tremendo!!!!

-Há necessidade de reequipar tops num sector que tem 3 vias ,por debaixo do Posto de vigia .Os tops estão colocados com spits.É um sector que no inverno dá muito jeito.

-O sector novo foi todo reequipado e julgo que há planos para reequipar o sector velho.Os reequipadores deveriam ser recompensados monetariamente pelo facto.

-A camara deveria colocar à disposiçao dos escaladores que pretendem equipar vias no montejunto, material de qualidade para o efeito.

-Um painel informativo junto ás escolas, tipo foto (com as vias desenhadas mostrando nome e grau), é uma grande ajuda para escaladores "de fora".

-Penso que a vegetação não é um problema. Existem rebalhos na serra que fazem a limpeza da area.

-Julgo que a proibição imposta no sector velho deveria ser mais concreta. Por exemplo: PROIBIDO ESCALAR DE 1 DE JANEIRO A  31 DE JULHO.O painel que lá está tem a indicação que é proibido escalar de Janeiro  a Agosto, muitos dizem que podem escalar apartir de 31 julho outros dizem que é só apartir de 30 de Agosto.

-Em relação à definição de locais de estacionamento, penso que a unica coisa a fazer é melhora-los, porque eles estão bem definidos junto ás escolas.

-Em relação aos excessos, penso qua a camara não deve estar a falar do numero de escaladores que frequentam as escolas, mas sim das quantidades de lixo que se encontram nas estradas e caminhos, e deixados ai pelas diversas corridas de ciclismo que aconteceram na serra e nos muitos visitantes sem formação que por ali passam, e que não conseguem levar o seu lixo de volta.

Espero ter sido util nalguma coisa , pois vivo na zona e é com muito agrado que disfruto da serra de montejunto.

Bruno Franco.

•  09-07-2008, 12:58 19269 in reply to 11411

Bom dia,

Cheguei recentemente a Setúbal, e tenho procurado entrar em contacto com o Clube de Montanhismo ou pelo menos com alguém que me possa orientar em relação aos locais e possibilidades para escalar. Ainda não consegui obter uma resposta!!

Se puderes ajudar-me agradecia imenso!!

View as RSS news feed in XML